segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ameaças à Biodiversidade

A biodiversidade encontra-se desigualmente distribuída na Terra.

A crescente pressão antrópica exercida nos mais variados domínios, quer pela transformação/destruição de habitats, sobreexploração de recursos, quer pela contaminação e poluição dos vários compartimentos ambientais, por exemplo, provoca um sem número de sinergismos negativos sobre a biodiversidade, resultando na sua eliminação acelerada, interferindo no curso natural da evolução.

A fragmentação de habitats, originando ilhas biogeográficas com decorrente perda de sustentabilidade das espécies remanescentes, acrescida da diminuição, evidente, da sua variabilidade genética é um dos exemplos de ameaça à biodiversidade.

Existem zonas que pela extraordinária abundância em espécies endémicas constituem como que oásis de variabilidade genética. Estes locais encontram-se em perigo de iminente destruição e designam-se por Hotspots. Este tipo de classificação muito particular resulta do rastreamento das espécies vivas e, depende, directamente dum trabalho de investigação minucioso.

Os Gases de Efeito de Estufa e a destruição da Camada de Ozono, bem como as chuvas ácidas, expressão da poluição atmosférica, apresentam efeitos duradouros, cumulativos no tempo, sobre a Biodiversidade.

A capacidade de resistência e recuperação da Biosfera falha pela intensidade e velocidade com que as espécies se extinguem e/ou os habitats se destroem, dado que a necessidade de stocks viáveis para sustentar a adaptação e a evolução de espécies varia entre 20 mil e 5 milhões de anos (adap. de Myers, 1996).

Resta reflectir sobre a forma como podemos, individual e colectivamente encontrar uma forma sustentada de coexistência, respeitando ritmos e promovendo equilíbrios na natureza. Reflectir e agir, claro!

1 comentário:

  1. Para "reflectir sobre a forma como podemos, individual e colectivamente encontrar uma forma sustentada de coexistência, respeitando ritmos e promovendo equilíbrios na natureza. Reflectir e agir, claro!"


    Para disseminar...

    http://www.home-2009.com/us/index.html



    Luis Rodrigues

    ResponderEliminar